sexta-feira, 1 de junho de 2018

1ª Sexta-feira do Mês: Devoção ao Sagrado Coração de Jesus - 01 de junho de 2018


Ano B/ Cor litúrgica: vermelho

Leituras: 1Pd 4,7-13/ Sl 95/ Mc 11,11-26

''A oração é a elevação da alma ao coração de Deus'': homilia diária do Pe. Roger Araújo (via Canção Nova):

Santo do Dia: São Justino, mártir


Mês do Sagrado Coração de Jesus - Junho de 2018


Olá, queridos irmãos! Neste 1º de junho, iniciamos o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, esta tão rica e maravilhosa devoção de nossa Santa Igreja. Trazemos à memória, ao mesmo tempo, o grande sofrimento pelo qual ele passou por nós e sua promessa de misericórdia, nos guiando até seu Diviníssimo Coração aberto e ardente de amor por nós.
Hoje, daremos continuidade ao estudo de cada promessa de Jesus que se alcança através da prática fiel a tal devoção.

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”


Ao analisarmos o sentido de ''bênção'', devemos levar em conta 2 fatores:

1: a bênção que desce dos céus, pelas mãos de Deus, e
2: a que volta para os céus, por nossa gratidão.

Deus, Pai amoroso e rico em misericórdia, sempre busca nos auxiliar em nossa caminhada neste mundo para, ao final, sermos dignos do Reino dos Céus. Sem dúvida, a caminhada é por vezes dura e repleta de motivos que nos fariam abandonar a vida de devoção. Isso devido à tentativa de contarmos com nossas próprias forças, insuficientes para regar a fé em nossa alma. 
Uma das formas que Ele dispõe de nos auxiliar é concedendo sua bênção, como uma palavra favorável e confiável, ao contrário de tantas promessas vãs que vemos neste mundo. Sua palavra, Ele cumpre. Na maioria das vezes, sentimos uma certa demora e até esfriamos o fervor da fé em nossa alma. Mas é justamente aí que Deus realiza seu projeto para cada um de nós: Ele conhece, sim, nossas fraquezas, mas também permite que façamos Sua Graça germinar em nosso coração. É necessário que nós nos coloquemos à Sua disposição; caso contrário, de que proveito seria sua bênção se nós, considerando ser um bem fácil ou um mero prêmio, continuássemos em nossa vida errante? É a pedagogia de Deus, Sua forma de dizer que nossa liberdade, verdadeira e duradoura liberdade, implica em responsabilidade e renúncia a si mesmo.
Sua palavra, fonte de vida, uma vez acolhida e semeada, produz abundantes frutos, como diz o profeta Isaías:

''Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer,
assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.'' - Is 55,10-11

A outra forma de bênção dá-se quando ''bendizemos ao Senhor'', isto é, louvando-o em agradecimento pelo bem proporcionado em nossas vidas.
Relembremos o cap. 17 do Evangelho de Lucas: os vv. 11 a 19 narram a cura de 10 leprosos que foram ao encontro de Jesus; desses, porém, apenas 1 retornou para agradecer, enquanto os demais foram embora.
É, sem dúvida, um ponto essencial para crescermos na fé: a gratidão. A humildade em reconhecer que, sem Deus, nada podemos fazer. Algo que tantas vezes esquecemos quando nos recolhemos em oração. Por isso, devemos nos perguntar antes: ''será que estou sendo grato por tudo o que Deus fez por mim? Será que estou pedindo muita coisa e esquecendo de agradecer pelo que já alcancei?''
É algo comum recorrermos à oração apenas em momentos de dificuldade; é próprio de nossa natureza limitada. Porém, se nos propormos este modelo de oração, reconhecendo o quanto Deus nos fez progredir até agora (mesmo com tantos tropeços pelo caminho), aprendemos a melhor servi-Lo e alcançando a força necessária para todos os nossos projetos de vida.
Portanto, deixemos que a bênção de Deus entre em nossas vidas, buscando sempre a oração, leitura da Escritura e vivendo com sinceridade a vida na Igreja, através dos Sacramentos.


No próximo mês, continuaremos a estudar as promessas de Jesus. Lembrando que, durante este mês, traremos mais postagens relacionadas ao Sagrado Coração, desde a origem da devoção até a forma como ela é difundida atualmente. 

Um abraço a todos, e que a paz de Cristo e o amor de Maria os guiem e fortaleçam sempre!

Fontes:

.''As 12 Promessas do Coração de Jesus'', por Pe. Joãozinho, SCJ (Edições Loyola)

.Bíblia Sagrada Ave Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário