sexta-feira, 8 de junho de 2018

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus: Sexta-feira, 08 de junho de 2018


''Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia.'' 
(Revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque, em 1675)

Ano B/ Cor litúrgica: branco

Leituras:
Os 11,1.3-4.8c-9/ 
Salmo: Responsório (Is 12,2-6)/
Ef 3,8-12.14-19/
Jo 19,31-37

''Solenidade do Sagrado Coração de Jesus'': homilia diária do Pe. Paulo Ricardo (via Christo Nihil Praeponere):


Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


“Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em tua bondade.” - Santa Margarida Maria Alacoque


Meus queridos irmãos, é com alegria que comemoramos hoje a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, esta tão sublime e poderosa devoção da Santa Igreja.
Jesus, de coração manso e humilde que arde de amor por nós, nos chama sempre para que, reparando nossos pecados que tanto causam desagravo a Seu coração, sejamos pessoas novas, fortalecidas. E, acima de tudo, cultivemos um coração à semelhança do Seu.

Origens da Devoção

A própria Escritura Sagrada nos revela, sutilmente, traços do que viria a ser a devoção. Como forma de ilustrar o amor de Jesus por nós, ele se apresenta como sendo ''manso e humilde de coração'' (Mt 11,28-30); São João Evangelista, durante a Última Ceia, recosta sua cabeça no peito de Jesus (Jo 13,23); e, talvez a principal passagem: estando Jesus já morto na cruz, o soldado romano lhe abre o lado do peito com uma lança, cuja ferida jorra sangue e água (Jo 19,34).


Tais passagens ajudam, portanto, a compreender os apelos de Jesus ao aparecer à Santa Margarida Maria Alacoque, no qual pede a reparação pelas ofensas, ingratidões e indiferenças que tanto lhe são causados. As formas de reparação encontram-se consubstanciadas nas 12 Promessas do Sagrado Coração (que estamos estudando, uma a uma, a cada mês).

A grande aparição

Em 1675, durante a exposição do Santíssimo Sacramento, a irmã Margarida Maria Alacoque teve visões divinas: o próprio Jesus Cristo que, abrindo seu manto, revelava seu Sagrado Coração, ''que tanto amou os homens (...) que não recebe deles senão ingratidões e desprezo''. 
Devidamente orientada pelo jesuíta Cláudio La Colombière, aos poucos, sua mensagem passou a ser difundida, após muita incompreensão e perseguição que, no entanto, jamais a desanimaram - cabia-lhe a missão de propagar essa devoção, a pedido de Jesus. Com o passar do tempo, foi se tornando uma das mais populares devoções da Igreja, sendo recomendada por muitos Papas.


Na próxima sexta, daremos segmento às postagens especiais sobre o Sagrado Coração de Jesus. Veremos como ela foi ganhando forma através de outros religiosos (em sua maioria jesuítas).

Até a próxima, e que o Coração de Jesus mantenha acesa a fé dentro de todos nós!

Fonte: site Aleteia


Nenhum comentário:

Postar um comentário