quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

1ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira, 11 de janeiro de 2018



Jesus tem o poder de nos curar; aproximemo-nos dEle, que tem o poder de nos purificar, perdoar e renovar!


Leituras: 1Sm 4,1-11/ Sl 43/ Mc 1,40-45

No Evangelho de hoje, queremos olhar para dois personagens, o primeiro deles é o leproso; cheio de humildade e confiança no poder e na graça que vem de Jesus. Ele se aproxima de Jesus e pede: “Senhor, Tu tens o poder de curar-me, de limpar-me, de purificar-me, o poder de me renovar, e fazer de mim um homem novo”.
A lepra deixava esse homem afastado, marginalizado, ele não podia viver em meio aos outros homens, por isso, ele não queria mais viver nessa situação e confia que Jesus pode transformá-lo.
Por mais que estejamos no meio uns dos outros, precisamos estar próximos de Deus, juntos d’Ele. Às vezes, aquilo que carregamos em nós são as nossas manchas, os nossos pecados, o peso da nossa consciência; são situações mal resolvidas dentro de nós, são ressentimentos, mágoas, situações que nos distanciam de Deus, de nós mesmos e uns dos outros. Vamos vivendo à margem das pessoas, criando a nossa própria redoma, e as pessoas vão se afastando de nós.
Qualquer tipo de lepra, aqui nem me refiro a lepra física, porque a lepra que nós conhecemos como hanseníase hoje tem cura, tratamento e assim por diante. Há uma lepra que se caracteriza por tantos elementos espirituais, psicológicos, etc., que fazem de nós pessoas leprosas no mundo, na sociedade na qual vivemos.
Jesus nos quer curados, e Ele é o outro personagem que acolhe o pedido, a súplica daquele leproso que vai ao Seu encontro, pedir para ser curado e transformado.
Vamos hoje ao encontro de Jesus, vamos pedir e suplicar a Ele: “Senhor, se queres, podes me curar, o Senhor pode me lavar, me purificar, me renovar”. Todos nós temos chagas dentro de nós, na alma, no coração, no corpo e precisamos do toque da graça de Jesus.
Jesus nos quer pessoas novas, curadas, renovadas e transformadas. Aproximemo-nos de Jesus, porque, Ele tem o poder de nos purificar, perdoar e nos renovar.
Deus abençoe você!
(Homilia diária do Pe. Roger Araújo)

Santo do Dia: São Bernardo

Modelo de vida na pobreza, São Bernardo discerniu um chamado à vida religiosa, tornando-se irmão religioso

O santo de hoje nasceu no ano de 1605 em Corleone, Sicília, na Itália. Como é belo poder perceber o testemunho de hoje! Como a misericórdia de Deus fez maravilhas a partir do arrependimento!
São Bernardo foi crescendo numa vida longe do relacionamento com Deus e com a Igreja. Logo, distante de si e do amor aos irmãos, o orgulho foi tomando conta do seu coração. Então, decidiu entrar para a vida militar; não para servir a sociedade, mas para dominá-la. De fato, ele estava longe de Deus. Resultado: numa das muitas discussões que viraram briga, ele acabou num duelo, ferindo de morte um companheiro seu da vida militar. Foi neste momento trágico de sua história que ele abriu o coração para Deus, pois sua consciência foi pesando. Embora ele tenha fugido e recorrido a um chamado “direito de asilo”, não foi preso, mas estava preso a uma vida de pecado. Quem poderia resgatá-lo? Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado que veio nos assumir na nossa fragilidade e nos revelar este amor que redime, que salva e é a nossa esperança.
Assim, arrependeu-se e começou a busca de uma vida em Deus, uma vida de Igreja, sacramental. Discerniu um chamado à vida religiosa, buscou a família franciscana e ali tornou-se irmão religioso, fiel às regras. De fato, se antes expressava arrogância, agora comunicava paz, penitência, luta contra o pecado.
Ele foi se santificando também no serviço ao próximo. “Santidade sem serviço aos outros pode ser apenas um ideal, mas, no concreto, esta luta, este bom combate é para sermos melhores em Deus, melhores uns para os outros”.
Religioso, capuchinho, modelo de vida na pobreza, na castidade e na obediência. Este santo do século XVII nos convida, neste novo milênio, a sermos sinais no poder que a misericórdia divina tem de, com a nossa ajuda e nosso sim, fazer-nos santos.
São Bernardo, rogai por nós!
(Fonte: site Canção Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário