segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Batismo do Senhor - Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018


Leituras: Is 42, 1-4.6-7/ Sl 28/ At 10,34-38/ Mc 1,7-11
Santo do Dia: Santo André Corsini

Por quê Jesus foi batizado?

O cristão já deve ter se perguntado, pelo menos uma vez na vida, o porquê de Jesus ter sido batizado. Afinal, ele é a encarnação do próprio Deus, concebido sem pecado da Imaculada Virgem Maria e, como desde sempre nos foi ensinado, Jesus em tudo se igualou a nós, menos no pecado. Então qual a necessidade de ter recebido o batismo?
Primeiramente, recordemos o propósito do batismo pregado por João, que era o do arrependimento e de reconhecer seus pecados e, através dele, preparar-se para a chegada do Messias, que traria o batismo definitivo (pelo Espírito Santo, como no cap.3 de Mateus - o próprio João deixa claro que seu batismo era apenas com a água, algo preparatório). Jesus, ao se colocar entre a multidão que descia às margens do Jordão, fez-se solidário com os pecadores. Desde então, ficou claro qual seria a sua missão: a de assumir sobre Ele todos os pecados deste mundo, como o legítimo ''cordeiro de Deus'' (como citado em Jo 1,29), o Messias que se coloca entre os pequenos, o Rei que vem para servir, para curar as feridas da alma e renovar o ser humano.
Outro ponto importante é citado por Santo Ambrósio: o ato de Jesus em receber o batismo serviu como uma exortação para que os outros o imitassem pelo exemplo, frisando a importância do batismo para a remissão dos pecados.
Tal é a importância do episódio do Batismo, que foi justamente nele que Jesus inicia sua missão de servo sofredor, em um prenúncio de seu batismo de sangue através de seu sacrifício na Cruz que, de forma definitiva, redimiria a humanidade de seus pecados (Is 53,5).

Fonte: site Cléofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário