domingo, 7 de janeiro de 2018

Epifania do Senhor - Domingo, 07 de janeiro de 2018


Leituras: Is 60,1-6/ Sl 71/ Ef 3, 2-3a.5-6/ Mt 2,1-12
Santo do dia: São Raimundo de Peñafort

Este domingo, celebramos a Epifania do Senhor, que foi sua manifestação aos 3 reis magos.
Eles, que a Tradição Católica reconhece como sábios estudiosos de astronomia e astrologia da Pérsia, investigavam uma estrela que, segundo uma antiga profecia, anunciaria a chegada do Messias. Guiados por ela (que, segundo seus estudos, originava-se da união de Júpiter e Saturno), atravessaram o continente em direção a Belém onde, admirados, encontraram o Rei dos Reis da forma mais inimaginável: envolto em faixas e deitado em uma manjedoura, claramente mostrando a humildade de Deus ao se fazer carne como nós.

O ouro, o incenso e a mirra

Como relata o Evangelho, os magos ofereceram a Jesus três presentes: ouro, incenso e mirra. Mas qual o significado disso?
Os presentes estão intimamente ligados aos 3 aspectos de Cristo: o real, divino e o humano.
O ouro é o símbolo da riqueza, da realeza, um presente ao Rei dos Reis que vem para governar toda a Terra.
O incenso, usado nos ritos religiosos, representa o sacerdócio, as orações oferecidas a Deus. Cristo é o Sacerdote dos Sacerdotes, cuja intercessão junto ao Pai jamais volta vazia.
A mirra, muito utilizada nos preparativos fúnebres da época, representa a mortificação da carne. Jesus, o Cordeiro de Deus, um dia seria imolado em resgate da humanidade. Ele se assemelhou a nós em tudo, menos no pecado. E um dia enfrentaria também a morte.

O que podemos aprender com isso? Que também podemos ''presentear'' Jesus. A exemplo dos magos que, mesmo sendo pagãos, souberam ver Jesus (não apenas sob o ponto de vista humano) e reconhecer nele a esperança e salvação de todos, nós também podemos seguir a luz de sua estrela e nos despojarmos de toda a descrença, da dúvida, e nos fortalecermos na luta contra o pecado e tudo aquilo que nos impede de ouvir a Deus. Deus este que se fez pequeno para que nós, pequenos, nos tornássemos grandes por seu amor.

Fontes:
Cléofas Editora / Padre Paulo Ricardo / Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário