sábado, 6 de janeiro de 2018

Encontro Catequético #1:


Orações do cristão

Em nosso 1º encontro catequético, trazemos como assunto a oração. A oração é a principal forma de profissão de fé do cristão, bem como a de aproximar-se de Deus. Seja como forma de agradecer, suplicar, pedir perdão ou interceder pelo irmão.
A Igreja Católica possui inúmeras orações. Algumas referem-se a um santo em particular, outras têm a forma de ladainha, de novena (a serem rezadas por dias seguidos) e ainda outras que servem de complemento uma à outra. Abaixo, listaremos as principais orações do cristão, indispensáveis no dia a dia:
Sinal da Cruz
Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Pai Nosso
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas  ofensas ,assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixei cair em tentação, mais livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e  bendito é o fruto do vosso ventre,  Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém
Glória ao Pai
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei! E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!
-Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
-Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Creio
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do Céu e da Terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado á direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Espírito Santo
Vinde  ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis. Acendei neles o fogo do vosso amor; enviai o vosso espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da Terra!

Anjo de Deus
Anjo de Deus, que sois a minha guarda, e a quem fui confiado por celestial piedade, iluminai-me, guardai-me, protegei-me, governai-me. Amém.
Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti e confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém.
Ó meu Jesus
Ó meu Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Eu pecador (ato de contrição)
Confesso a Deus todo-poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões. Por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.
Consagração à Nossa Senhora
Ó minha Senhora, e minha Mãe! Eu me ofereço todo a vós e, em prova de minha devoção pra convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém!
Saudação à Nossa Senhora
-O Anjo do Senhor Anunciou a Maria.
-E ela concebeu do Espírito Santo.
(Ave Maria...)
-Eis aqui a serva do Senhor.
-Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
(Ave Maria...)
-E o verbo divino se fez carne.
-E habitou entre nós.
(Ave Maria...)
-Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
-Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encanação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.
(Glória ao Pai...)

Fontes (Devocionário Infanto-juvenil Caminhando com Jesus e devocionário Paz pela Oração)


Nenhum comentário:

Postar um comentário