domingo, 21 de janeiro de 2018

Encontro Catequético #3

A Bíblia Sagrada


No encontro de hoje, teremos por assunto a Bíblia. O livro mais importante de todas as denominações cristãs tem origem há mais de 1.200 anos antes de Cristo até cerca de 100 depois de Cristo. Foi escrita por mais de 40 autores, em 3 continentes diferentes (Europa, Ásia e África) e em 3 línguas (hebraico, aramaico e grego).
Seu nome vem do grego e significa ‘’livros’’. Assim, não é um único livro, mas uma biblioteca inteira dos mais variados gêneros literários, escritos por inspiração divina (o que torna tantos livros harmoniosos entre si). Ela trata, em seu centro, do amor de Deus por nós e como Ele quer nos levar à Salvação pela promessa de Seu Filho Jesus Cristo.
Divide-se em 2 grandes partes: o Antigo Testamento (livros anteriores a Cristo, contando a história do povo hebreu, os eleitos de Deus e a promessa da vinda do Messias) e o Novo Testamento (a vida e as obras de Jesus Cristo, bem como o nascimento de sua Igreja e sua mensagem divulgada por seus apóstolos).

.Os livros da Bíblia

A Bíblia divide-se da seguinte forma:

Antigo Testamento: Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1Macabeus, 2Macabeus, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes (ou Coélet), Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácida), Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos, Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filêmon, Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas e Apocalipse.

Portanto, o Antigo Testamento é formado por 46 livros e o Novo Testamento reúne 27 livros. Esta lista (camada ‘’cânon’’) foi definida e reafirmada pela Igreja Católica desde o séc IVd.C através de seus Concílios.
Importante lembrar que, após a Reforma Protestante no séc. XVI, os evangélicos excluíram 7 livros do Antigo Testamento, por não os considerarem inspirados pelo Espírito Santo como os demais. São eles: Tobias, Judite, Eclesiástico, Sabedoria de Salomão, Baruque, I Macabeus, II Macabeus, Acréscimos a Daniel, Acréscimos a Ester. Estes possuem certas diferenças na língua, local e época em que foram escritos. Porém, a Igreja sempre os defendeu como igualmente inspirados até hoje.


.Como procurar um livro na Bíblia?

1º) Você precisa saber o nome ou sigla do livro que esta procurando.
2º) Os números maiores  representam os capítulos, tenha em mente sempre o capítulo que você esta procurando.
3º) Os números menores representam os versículos, tenha sempre em mente o versículo que esta procurando.

Para fazermos citações mais completas, usamos alguns sinais de pontuação:
 A vírgula separa os versículos do capítulo. Ex.: Mt 16,18 significa Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18.
O hifen apresenta uma sequência de capítulos ou versículos. Ex.: At 1-2 significa Atos dos Apóstolos, capítulos 1 e 2 (integrais). Ex 15,2-5 significa Livro do Êxodo, capítulo 15, versículos 2 à 5.
O ponto apresenta capítulos e/ou versículos citados isoladamente. Ex.: 1Cr 1.3 significa Primeiro Livro das Crônicas, capítulos 1 e 3. Is 32,1.4.6 significa Livro do Profeta Isaías, capítulo 32, versículos 1, 4 e 6.
 O ponto e vírgula dispõem capítulos e versículos isolados, mas pertencentes ao mesmo livro. Ex.: Jo 3,23-25; 6,1-4 significa Evangelho segundo João, capítulo 3, versículos de 23 à 25 e capítulo 6, versículos de 1 à 4. Algumas Bíblias podem usar "s" e "ss" a seguir do número do capítulo e/ou versículo. "s" significa seguinte e "ss", seguintes.
 São usados para simplificar - ainda mais - a citação, respectivamente, de dois ou três capítulos e/ou versículos. Ex.: Rm 2,5s significa Epístola aos Romanos, capítulo 2, versículos 5 e 6 (isto é, o versículo 5 e o seguinte). Ap 6,7ss significa Livro do Apocalipse, capítulo 6, versículos de 7 à 9 (isto é, o versículo 7 e os dois seguintes). Tg 1s significa Epístola de Tiago, capítulos 1 e 2 (isto é, o capítulo 1 e o seguinte).
Com todas essas abreviações e sinais podemos montar e citar, de forma bem resumida, qualquer passagem Bíblica. Ex.: Lv 1,12-15.20; 3,2s; Mc 1,3ss.10; 2Cor 3-5 significa, respectivamente: - Livro do Levítico, capítulo 1, versículos de 12 à 15 e o versículo 20; no mesmo Livro do Levítico, capítulo 3, versículos 2 e 3. - Evangelho segundo Marcos, capítulo 1, versículos de 3 à 5 e o versículo 10. - Segunda Epístola aos Coríntios, capítulos de 3 à 5.
(Autor: Carlos Martins Nabeto- Bíblia Católica Online)



.Lendo a Bíblia com proveito
Para uma melhor leitura e melhor proveito das Escrituras, recomenda-se uma leitura calma, versículo por versículo, sempre tendo em mente a mensagem geral, isto é, o contexto em que o autor quer transmitir o ensinamento. Para isso, não se deve simplesmente abri-la e ler aleatoriamente: após uma boa reflexão sobre o que queremos saber, escolhemos cuidadosamente o livro. Podemos selecionar as leituras de acordo com o Tempo Litúrgico da Igreja, observando sempre a homilia (na missa) e as notas explicativas (na leitura particular). Uma boa forma de se ler é fazer de forma meditativa; assim conseguimos trazer para nossa vida as respostas que tanto buscamos.


Fontes:
Bíblia Sagrada de Aparecida – Editora Santuário, 2015
Site Bíblia Católica Online - https://www.bibliacatolica.com.br/
Link com maiores informações:

https://www.bibliacatolica.com.br/conhecendo-a-biblia-sagrada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário